Realidade Aumentada – RA
Como já vimos a Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite misturar o mundo virtual com o real, possibilitando maior intenção com objetos que só estão limitados á nossa imaginação, facilitando e abrindo uma nova dimensão na maneira de como nós executamos tarefas. “A realidade aumentada veio para mudar a forma de como vemos o mundo”
Podemos verificar que a realidade aumentada funciona geralmente, com um programa preparado para identificar marcadores previamente colocados no mundo real e, assim, inserir na imagem capturada em tempo real objetos virtuais. Antigamente, o mais usual era a realidade aumentada baseada em PCs, com o uso de webcams.
Hoje em dia podemos aplicar a realidade aumentada na educação por intermédios educacionais onde proporciona que o aluno visualize o seu próprio ambiente, como a sala de aula, mesclando a gráficos, animações e dados. Esta possibilidade abre um grande leque de possibilidades didáticas. É possível direcionar o smartphone para um mapa geográfico e ter acesso a informações complementares ou ver, sobre o livro didático, uma animação completa que mostra a relação entre os anticorpos e as células estranhas ao corpo humano. Em cursos que exigem prototipagem e desenho, a realidade aumentada pode melhorar a compreensão do aluno sobre as etapas de trabalho ao oferecer feedback imediato sobre os passos executados, permitindo uma visão mais ampla do processo.
Analisando referente a realidade aumentada, além do aurasma como já vimos exemplos em sala de aula, existem outros tipos de aplicativos como o Augment onde o mesmo é um dos mais famosos aplicativos de realidade aumentada para celular. Ele mapeia o ambiente para inserir modelos 3D de praticamente qualquer coisa que o usuário quiser, onde o professor junto com aluno pode realizar trabalhos em sala utilizando marcas famosas, como Coca-Cola e Samsung. Onde o mesmo pode elabora uma pesquisa sobre questões da mídia, além disso, o aplicativo conta com uma biblioteca gigantesca de itens, de caixa de sabão em pó, até personagens animados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário