quinta-feira, 2 de março de 2017

Pedagogia de projetos 

            A pedagogia de projetos surge no seculo XX através do pensamento de  John Dewey, filósofo, psicólogo e pedagogo liberal norte. A pedagogia de projetos é utilizada para que os alunos venham ser mais praticantes e participantes, os trabalhos tem que ser feitos de acordo com a realidade cultura e social de cada aluno.
            O projeto ele parte de um tema ou de um problema, onde pode ser originário do professor ou da própria conversa conversa com o aluno. É importante que o projeto tenha uma característica de participação.Segundo Abrantes o projeto tem que ter algumas características que são:

  • Autonomia, os alunos tem que ser corresponsáveis pelo projeto e não a penas o professor agir sozinho nesse sentido.
  • Características fundamentais da autenticidade uma característica fundamental, as características que serão apresentadas, os problemas inseridos no contexto cultural.
  • A complexidade ela vai trabalhar as soluções dos problemas sempre gerando novos discursos, novos problemas e getionamentos e relação a problematização.
  • Ter um caráter de fases, vai passar por etapas, escolhas de objetivos central, acumulação de problemas, planejamento e a execução do planejamento, a avaliação do planejamento e a divulgação daquilo que esta nesse planejamento.  
         Quando se trabalha com projetos estamos criando uma aprendizagem de reflexão uma aprendizagem mediadora trabalhando com conteúdos diferentes do cotidiano das escolas dando aos alunos a oportunidade para que esses alunos venham se desenvolverem não apenas na dimensão que é o conteúdo escolar mas sim conseguir ir além dessa metodologia tecnicista imposta nas escolas.






Vídeo sobre pedagogia de projetos  


Um comentário:

  1. excelente resumo, vídeo motivante e esclarecedor.
    paula ramos

    ResponderExcluir