terça-feira, 11 de abril de 2017

Projeto Pedagógico 

   
   


               Também denominado PROPOSTA PEDAGÓGICA, é a síntese dos princípios, diretrizes e prioridades estabelecidas pela equipe escolar a partir dos objetivos educacionais e da definição dos resultados a serem atingidos, sempre voltados para a melhoria da aprendizagem dos alunos e do desempenho da escola.
               A proposta pedagógica deve ser elaborada a partir das informações obtidas junto à comunidade (variáveis exógenas, ou seja, exteriores à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas, ou seja, informações internas, a serem fornecidas por todos os que trabalham e convivem no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os funcionários).
             Os objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaboradas a partir das necessidades, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola.

Deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver
- os conceitos integradores e os conceitos significativos
- os contextos significativos
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem, tanto os alunos quanto os professores
- os materiais e procedimentos a serem utilizados
- a organização do espaço e as relações na sala de aula
- as relações interpessoais
- a organização do tempo
- os projetos a serem desenvolvidos.

              No Ensino Fundamental, o PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.
     Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho.

Quem participa e o que deve conter a proposta pedagógica da escola?

          Independentemente da teoria que sirva como base para a estruturação de uma proposta pedagógica, a questão mais importante e que funciona como uma garantia de sua real efetividade, é a participação e contribuição de todos os envolvidos na comunidade escolar.
         Professores, alunos, coordenação, pais e comunidade devem opinar, comentar e apresentar tópicos que sejam relevantes e adequados à realidade da instituição e ao local onde está inserida.

Qual sua importância?

                A proposta pedagógica da escola é o documento que define a sua identidade e determina como ela se relacionará com todos os envolvidos na comunidade escolar.                                  Somente com essa afirmação já se pode ter uma noção bastante precisa de sua importância, certo?
            Porém, acima de tudo, uma instituição de ensino que possui uma proposta pedagógica bem elaborada e eficiente poderá observar impactos muito significativos na captação e retenção de alunos, na qualidade do ensino por ela promovido e nos níveis de satisfação e contentamento do corpo docente, dos alunos e de suas respectivas famílias.
             Entretanto, para que se possa obter resultados consistentes, é crucial que se consiga alinhar teoria e prática. Um planejamento meticuloso e que conte com a participação de todos, a preparação dos materiais adequados à proposta, a organização do currículo e, principalmente, uma excelente formação continuada do corpo docente são itens essenciais quando se fala em uma proposta pedagógica realmente eficiente.





Fonte: http://www.conteudoescola.com.br/projetoproposta-pedagogica/53

            http://appprova.com.br/2016/11/09/entenda-a-importancia-da-proposta-pedagogica-da-escola/


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